Os dados dos reajustes salariais de abril indicam uma piora no quadro das negociações coletivas dos salários. Nesse mês, o percentual de reajustes acima da variação do INPC caiu para 67,7%, após ter oscilado quase sempre em torno dos 80% nas datas-bases anteriores, com a exceção de fevereiro, que registrou aumentos reais em 90% dos casos.
Em agravante, o percentual de reajustes abaixo da inflação, sempre considerando o INPC como índice de referência, subiu para 20% em abril. Trata-se do maior percentual registrado em uma data-base desde agosto de 2022.
Apesar da piora observada nesses indicadores, a variação real média de abril foi maior do que a observada no mês anterior (março) e em outras datas-bases de 2024 (agosto, novembro e dezembro). O melhor desempenho de abril a esse respeito é fruto do aumento do patamar dos ganhos reais das categorias com reajustes acima da inflação, que puxaram o valor médio para cima. Nada impede que as negociações que ainda faltam ser concluídas obtenham resultados mais satisfatórios e alterem o quadro do mês
Fonte Dieese: https://www.dieese.org.br/boletimnegociacao/2025/boletimnegociacao56.html
SINTTEL/PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!