No próximo 1º de maio, as centrais sindicais estarão nas ruas em todo o país para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, uma data histórica de luta por direitos, justiça social e melhores condições de vida para a classe trabalhadora.
Este ano, as mobilizações terão como temas principais:
- A defesa da democracia e dos direitos trabalhistas;
- Redução da jornada de trabalho sem corte salarial;
- Redução da taxa de juros;
- Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais;
- Revogação das reformas Trabalhista e da Previdência;
- Valorização do salário mínimo;
- Justiça social e melhores condições de trabalho.
Luta histórica
O 1º de maio é um marco da resistência trabalhista. A data é uma oportunidade para lembrar as lutas históricas que garantiram conquistas como a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o 13º salário, o FGTS (Fundo de Garantira do Tempo de Serviço) e a licença-maternidade. É também um dia para reforçar a unidade e a resistência da classe trabalhadora, além de pressionar por avanços em relação à agenda trabalhista.
Mobilização em Curitiba
Na capital do Estado a mobilização dos trabalhadores está marcada para as 14:00 horas na Praça Eufrásio Correia, no Centro de Curitiba.
Com informações dos sites https://www.diap.org.br/index.php/noticias/agencia-diap/92211-1-de-maio-centrais-sindicais-preparam-dia-de-luta-e-mobilizacao e https://vermelho.org.br/2025/04/23/1o-de-maio-unificado-reforca-mobilizacao-dos-trabalhadores/
SINTTEL/PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES