Search

DIEESE – BOLETIM EMPREGO JUNHO 2025

Rendimento médio do trabalho subiu, mas apenas metade dos ocupados diz que houve aumento em 2024.

  • Entre 2022 e 2024, o número de ocupados subiu 4,4 milhões e o rendimento médio cresceu em torno de 7,5%em todas as faixas de renda, chegando a R$ 3.270, no geral.
  • O rendimento domiciliar per capita aumentou acima de 14%em todas as faixas de renda,entre 2022 e 2024.
  • O rendimento do trabalho permaneceu baixo para muitos: 31%dos ocupados ganhavam até um salário mínimo no 4º trimestre de 2024.
  • 5 milhões de ocupados disseram que trabalhavam tempo insuficiente.
  • Apenas metade (52%) dos ocupados teve aumento real de rendimento entre 2023 e 2024.Entre os ocupados com rendimentos mais baixos, 70% registraram aumentos.
  • Metade dos ocupados teve aumentos de no máximo R$ 27 no rendimento, entre 2023 e2024.

Após a crise causada pela pandemia, o Brasil passou por um momento de recuperação da atividade econômica, com reflexos positivos no mercado de trabalho. Entre o 4º trimestre de 2020 e o 4º trimestre de 2024, o número de ocupados aumentou em 16,6 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, a quantidade de desocupados caiu pela metade – de 14,4 milhões para 6,8 milhões.

A taxa de desemprego está nos mínimos históricos, o número de empregos formais tem aumentado e a inflação está sob controle. Em 2024, pelo menos 85% das negociações coletivas ficaram acima da inflação, o melhor resultado desde 2018, quando o DIEESE iniciou a análise.

Mesmo com números favoráveis, pesquisas revelam insatisfação generalizada por parte dos trabalhadores, o que os economistas encontram dificuldade para explicar. Este boletim aborda a trajetória dos rendimentos dos trabalhadores nos últimos anos, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PnadC-IBGE).

O objetivo é ajudar na discussão sobre os motivos dessa insatisfação, mesmo diante da melhora nas condições econômicas, mostrada pelas estatísticas disponíveis. Usando os dados do último trimestre de cada ano, a análise é dividida em quatro períodos, que seguem os ciclos políticos pelos quais o país passou desde 2012.

Fonte: Dieese. Veja o boletim completo em https://www.dieese.org.br/boletimempregoempauta/2025/boletimEmpregoPauta30.html

SINTTEL/PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Ficha de associação Sinttel-PR

Para associar-se ao Sinttel Paraná basta preencher e enviar o formulário abaixo.


DEPENDENTES


AUTORIZO O DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO, DA MENSALIDADE DE 1% DO MEU SALÁRIO BASE MENSAL EM FAVOR DO SINTTEL/PR.

Fale com o Sinttel-PR

Queremos estar cada vez mais próximo de você, Trabalhador!

Estamos a sua disposição para dúvidas, denúncias, críticas, comentários ou sugestões, pois queremos oferecer um melhor serviço.

Para falar diretamente conosco, ligue (41) 3321-3800

Mande sua mensagem preenchendo o formulário abaixo. Sua mensagem é importante para nós.